data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
O Rio Grande do Sul espera vacinar toda faixa etária acima de 60 anos com 360.950 doses que chegarão na próxima sexta-feira. Assim, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) pretende começar a vacinação de pessoas com comorbidades. Ainda não foi confirmada a distribuição aos municípios. A remessa está prevista para chegar às 9h50min de sexta-feira, em Porto Alegre.
Butantan inicia produção de vacina brasileira ainda sem teste em humanos
A remessa é majoritariamente de vacinas da AstraZeneca, com 353.750 doses, que deve garantir o avanço na vacinação pretendido pelo Estado. Da CoronaVac, são apenas 7.200. O Instituto Butantan mantém a produção abaixo do esperado, o que diminuiu a entrega de doses para a primeira aplicação e atrasou a dose de reforço.
Covax Facility: ministério anuncia antecipação de 2 milhões de doses de vacinas em maio
Segundo a SES, ainda faltam 40,7 mil doses da CoronaVac para completar o esquema vacinal de gaúchos que tomaram a primeira dose em 20 de março. São, ainda 223.400 vacinados em 26 de março que aguardam a segunda dose. Em Santa Maria, a prefeitura chegou a adiar a segunda dose de idosos a partir de 65 anos pro falta de doses. As 7,2 mil doses vão ser usadas para essa finalidade, embora não sejam suficientes para vacinar nem 20% de quem teve a segunda dose adiada por falta do imunizante.
ACHADOS E PERDIDOS
As doses de CoronaVac estavam estocadas para controle de qualidade e foram encontradas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. Elas serão distribuídas proporcionalmente aos estados, e por isso o Rio Grande do Sul recebe 7,2 mil. Ao todo, um lote de 100 mil doses foi encontrado em estoque. O ministério explica que é normal que algumas doses de vacinas fiquem estocadas para controle de qualidade e são distribuídas aos poucos. O restante tem entrega esperada para a próxima quarta-feira.
Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, Marcelo Queiroga, ministro da saúde, disse que espera que, até a próxima semana, doses suficientes de CoronaVac sejam entregues aos estados para completar a segunda dose. Até a semana que vem, o Butantan deve entregar mais um lote com cerca de 1 milhão de doses, que devem ser encaminhadas para completar a dose do grupo. Ele lembrou que o atraso é em relação à falta do IFA, matéria-prima importada e usada pelo Instituto Butantan na produção do imunizante. O Ministério da Saúde editou uma nota técnica orientando que as pessoas tomem a segunda dose, mesmo com dias de atraso.