covid-19

Rio Grande do Sul recebe 360 mil doses contra Covid nesta sexta

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O Rio Grande do Sul espera vacinar toda faixa etária acima de 60 anos com 360.950 doses que chegarão na próxima sexta-feira. Assim, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) pretende começar a vacinação de pessoas com comorbidades. Ainda não foi confirmada a distribuição aos municípios. A remessa está prevista para chegar às 9h50min de sexta-feira, em Porto Alegre.

Butantan inicia produção de vacina brasileira ainda sem teste em humanos

A remessa é majoritariamente de vacinas da AstraZeneca, com 353.750 doses, que deve garantir o avanço na vacinação pretendido pelo Estado. Da CoronaVac, são apenas 7.200. O Instituto Butantan mantém a produção abaixo do esperado, o que diminuiu a entrega de doses para a primeira aplicação e atrasou a dose de reforço.

Covax Facility: ministério anuncia antecipação de 2 milhões de doses de vacinas em maio

Segundo a SES, ainda faltam 40,7 mil doses da CoronaVac para completar o esquema vacinal de gaúchos que tomaram a primeira dose em 20 de março. São, ainda 223.400 vacinados em 26 de março que aguardam a segunda dose. Em Santa Maria, a prefeitura chegou a adiar a segunda dose de idosos a partir de 65 anos pro falta de doses. As 7,2 mil doses vão ser usadas para essa finalidade, embora não sejam suficientes para vacinar nem 20% de quem teve a segunda dose adiada por falta do imunizante. 

ACHADOS E PERDIDOS
As doses de CoronaVac estavam estocadas para controle de qualidade e foram encontradas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira. Elas serão distribuídas proporcionalmente aos estados, e por isso o Rio Grande do Sul recebe 7,2 mil. Ao todo, um lote de 100 mil doses foi encontrado em estoque. O ministério explica que é normal que algumas doses de vacinas fiquem estocadas para controle de qualidade e são distribuídas aos poucos. O restante tem entrega esperada para a próxima quarta-feira.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, Marcelo Queiroga, ministro da saúde, disse que espera que, até a próxima semana, doses suficientes de CoronaVac sejam entregues aos estados para completar a segunda dose. Até a semana que vem, o Butantan deve entregar mais um lote com cerca de 1 milhão de doses, que devem ser encaminhadas para completar a dose do grupo.  Ele lembrou que o atraso é em relação à falta do IFA, matéria-prima importada e usada pelo Instituto Butantan na produção do imunizante. O Ministério da Saúde editou uma nota técnica orientando que as pessoas tomem a segunda dose, mesmo com dias de atraso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria tem 544 óbitos por Covid e 29.531 casos confirmados de coronavírus Anterior

Santa Maria tem 544 óbitos por Covid e 29.531 casos confirmados de coronavírus

Ocupação de leitos de UTI na rede pública segue acima da capacidade máxima em Santa Maria Próximo

Ocupação de leitos de UTI na rede pública segue acima da capacidade máxima em Santa Maria

Saúde